DesignGráfico & Ilustração
BAG OF STEM
SOBRE
Com o propósito de impulsionar a produção de conhecimento científico, o Instituto Superior Técnico (IST) concebeu, com apoio da CMO, o Bag of STEM. Trata-se de um projeto de ensino experimental para ser aplicado em sala de aula do ensino básico, criado por docentes e investigadores/investigadoras do IST, com a finalidade de preparar professores/professoras do 1o ciclo para a implementação das atividades propostas.
O projeto Bag of STEM proporciona às escolas de Oeiras um kit educacional de experiências científicas e tecnológicas com materiais de baixo custo. Inclui atividades experimentais simples, apelativas e alinhadas com os currículos do 1o ciclo do ensino básico.
A Abordagem Bag of STEM
As atividades experimentais do Bag of STEM pretendem fomentar a disseminação do conhecimento no sistema educacional. O nosso objetivo é transformar o processo de aprendizagem, tornando as aulas mais divertidas e atrativas e promover a participação ativa de alunos/alunas no processo de aprendizagem. As atividades propostas, também pretendem despertar a curiosidade para o campo científico de uma forma simples, partindo de problemas do quotidiano para mostrar o funcionamento de dispositivos tecnológicos e conteúdos das áreas de STEM.
**texto extraído do Guia para Sala de Aula
EQUIPE
Comissão de Gestão do Campus do Taguspark - CG-Tagus
Helena Galhardas
Ana Moura Santos
Rui Prada
Luis Felipe Coimbra Costa
Madalena Prazeres de Brito
Ana Marcelino
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - ISEL
Sandra Gaspar Martins
Núcleo de Estudantes de Eletrónica - N3E
Duarte Antônio Diamantino Marques
Gonçalo da Conceição Cecílio
Miguel Nunes Alves Liñan da Silva
Ludmylla Fernanda Ribeiro de Souza Wonsoscky
Guilherme Miguel Fontinha Garcia
Tomás Gonçalves Lopes
LUIS FELIPE COIMBRA COSTA
Líder e Idealizador do Projeto// Atividade Circuito de Papel// Conteúdo
Phd em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Janeiro de 2023 - Brasil
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, coordenador da linha de pesquisa Governo do Laboratório do Futuro, membro do Laboratório Ludes e pesquisador visitante do Laboratório de Jogos e do departamento de matemática, do Instituto Superior Técnico – IST, Lisboa, Portugal. Atualmente, trabalha com pesquisas em sala de aula invertida, autorregulação da aprendizagem, gamificação, jogos, assuntos relacionados com o aprendizado em STEM e igualdade de gênero. Ao longo de sua carreira tem ajudado e colaborado com diferentes projetos e iniciativas relacionadas com o Software Livre, foi Coordenador de Inovações Tecnológicas e Diretor de Governança e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Governo Brasileiro.
FERNANDA VICTORELLO
Design Gráfico e Ilustrações
Graduada em Desenho Industrial pelo Centro Universitário Belas Artes em 2002, concluiu Extensão Acadêmica em Criação de Jóias em 2006 e Especialização Design UI/UX - California Institute of the Arts em 2020. Graduou-se na Academia Brasileira de Arte em Desenho Artístico, Ilustração Publicitária e Design Gráfico de 1996 a 1999.
Artista visual, expôs no Brasil, EUA e na Europa; participou e recebeu prêmios em salões de arte nacionais e internacionais além de exibições como artista convidada em eventos como Monsters of Rock, Expo Music e Comic Con CCXP entre outros.
Atua como designer gráfico e ilustradora nos mercados de comunicação, moda e música. No âmbito Acadêmico, realiza palestras e oficinas a convite de escolas e Universidades (Academia do Design - Brasil, Univille - Brasil e Mohawk College - Canada)
prêmios e exibições:
www.fvictorello.com/expostospremiados
portfolio:
www.fvictorello.com/galeria
ANA MOURA
Atividade Missão Espacial abordando Criptografia// Conteúdo
Graduada em Física e Matemática pela Universidade Estatal de Moscovo (1984), ex-União Soviética, concluiu o Mestrado (1995) e o Doutoramento em Matemática Aplicada (1999) ambos do Instituto Superior Técnico (1995), Portugal. Desenvolveu investigação na área da Teoria de Operadores e Análise Funcional com aplicações, tendo publicado uma dúzia de artigos nesta área em revistas internacionais. Nos últimos anos produz conteúdos online e exercícios online, na área da Matemática, e publica vários artigos sobre e-learning. Sendo autora de três MOOC em tópicos de Matemática, em particular um curso sobre Machine Learning, tenta trazer uma perspetiva social e ética para estes tópicos. Desde 2019 tem sido coordenadora de projetos ERASMUS+ para o Ensino Superior. Tendo tido uma breve carreira em Dança no início dos anos 90, mantém uma atividade de bailarina de Flamenco e concertista de castanholas.