OSCAR D'AMBROSIO

Oscar D’Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp.

Ghost Nude II
 

Pílula Visual:

Projeto Fevereiro Laranja (139): “Ghost Nude II”, de Fernanda Victorello e Eduardo J. Victorello 

Desde 2020, o Estado de São Paulo tem um mês de ações dedicadas ao diagnóstico precoce da leucemia e à conscientização sobre a doação de medula óssea. É o Fevereiro Laranja. Por isso, neste mês faremos um post por artista com obras que privilegiam essa cor. 

A obra “Ghost Nude II”, de Fernanda Victorello e Eduardo J. Victorello, realizada com técnica mista, em um processo que envolve desenvolvimento analógico com acabamento e finalização digital, é um convite a pensar o que somos. O conceito de nudez está geralmente associado a dois termos: a sensualidade ou a fragilidade. Na imagem que acompanha este post, o desafio que se coloca ao observador é justamente o de procurar a imagem e tentar identificá-la e senti-la. Esse é o exercício cotidiano que realizamos continuamente: o entendimento de nós mesmos e do outro. O processo não é simples. Do mesmo modo, a obra nos apresenta uma representação humana que nos leva a pensar como somos frágeis embora queiramos parecer fortes. A criação e a leitura de imag ens podem auxiliar nesse processo de melhor conhecer o que somos e o que queremos ser.