OSCAR D'AMBROSIO

Oscar D’Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp.

acervo
 
 

PROJETO DO MÊS DE JUNHO: MÊS MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 

Fernanda Victorello 

Melro e Melro II
2011 

Skull Nature
2009 

técnica mista (a base do trabalho é feita manualmente, com canetas e nanquins; os desenhos manuais do pássaro e as manchas e efeitos de desgaste são digitalizados; e a montagem e disposição final dos elementos é feita no software Adobe Photoshop) 

A criação artística é um abrir de portas na mente de quem cria e de quem está olhando. Os dois primeiros trabalhos deste post, por exemplo, têm como motivação uma misteriosa chuva de melros mortos ocorrida na Louisiana, em 2011, precedida de uma outra no Arkansas. Os fatos geraram uma série de reflexões científicas sobre como ações humanas poderiam estar afetando o equilíbrio da natureza. A primeira obra foi premiada no Salão Internacional Luso-Brasileiro de Arte e posteriormente faz parte da exposição Symphony & Melody da Galeria Ward-Nasse, no bairro do SoHo; em Nova York, EUA, sendo exibida, em 2015, no Monsters of Rock. O que mais impressiona, porém é a maneira como a artista se apropria do espaço para construir a sua fantasia visual. Na imagem inicial, o pássaro surge como um ser crucificado; na segunda, há a radiografia do seu interior, como a desnudar a sua estrutura corpórea. Nos dois casos, o universo humano é o que traz a destruição do ambiente e, em consequência, do animal, seja pela violência explícita ou pela radiação, invisível, mas igualmente potente. Na terceira obra, as aves surgem novamente a anunciar metamorfoses, transformando o que se vê naquilo que se imagina, numa ampla jornada pela nossa consciência em que as capacidades de sonhar e de viajar são estimuladas.