ROADIE CREW

VIPER compartilha novo single, “Freedom of Speech”

Faixa conta com a participação especial de Daniel Matos no baixo, sendo essa a primeira vez que irmão de Andre Matos grava com o Viper

Por  Leandro Coppi

Screen Shot 2022-05-12 at 15.16.24.png
 
Screen Shot 2022-05-30 at 11.05.01.png
Screen Shot 2022-05-30 at 11.05.01.png
press to zoom
WhatsApp Image 2022-06-03 at 14.58.00.jpeg
WhatsApp Image 2022-06-03 at 14.58.00.jpeg
press to zoom
WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.18.19.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.18.19.jpeg
press to zoom
 

O VIPER lança a faixa “Freedom of Speech”, segundo single do que será o primeiro álbum inédito da banda em 15 anos. A faixa é uma composição do guitarrista Felipe Machado, um dos co-fundadores da banda, que foi pioneira do rock pesado no Brasil e agora está retornando com trabalho novo. O destaque é a participação do baixista Daniel Matos, irmão de Andre Matos, que toca com a banda pela primeira vez.

“Freedom of Speech” é mais uma amostra que antecipa o primeiro disco do grupo desde “All My Life”, de 2007. O novo álbum, “Timeless”, será lançado no segundo semestre pelo selo Wikimetal Music, e conta com a produção de Maurício Cersosimo (Paul McCartney, Avril Lavigne). A banda já havia marcado seu retorno no mês passado, quando lançaram a música “Under the Sun”, single que ganhou um clipe dirigido por Caio Cobra, diretor de “Intervenção” e “Virando a Mesa” (Netflix).

O guitarrista Felipe Machado afirma que a ideia de convidar Daniel Matos para tocar veio a partir do próprio conceito do disco, que era de reunir mais uma vez a “família VIPER”. Além de Daniel, irmão de Andre, Mauricio Cersosimo, o produtor do álbum, é irmão do baterista Guilherme Martin. O baixista Nando Machado, irmão de Felipe Machado, também participou tocando baixo de duas canções, assim como Yves Passarell, irmão de Pit Passarell e ex-guitarrista do VIPER, gravou um solo de guitarra.

O baixista Daniel Matos disse que “Freedom of Speech” foi uma das músicas que ele “teve a honra de gravar para o disco”. “Além de toda a história que eles têm com o Andre, esses caras são meus amigos de infância e devo muito a eles. Aprendi como funciona uma banda nos bastidores, vendo eles trabalharem. Além de ser muito grato por homenagear a banda, fico feliz de fazer uma homenagem ao Andre. Dava gosto de ver como meu irmão era feliz perto desses caras. Espero que o público goste tanto como eu, para mim foi inesquecível”, afirmou Daniel Matos.

“Em termos musicais, busquei a influência nas bandas que a gente ouvia no início da carreira, como Iron Maiden e Judas Priest. A letra trata de um assunto extremamente importante nos dias de hoje: a ameaça à liberdade de expressão”, afirma Felipe Machado.

“A sonoridade e os riffs de guitarra desse heavy metal tradicional vão levar os fãs de volta aos álbuns clássicos da banda, surpreendendo a todos com um refrão impossível de não sair cantando já na primeira ouvida”, diz Guilherme Martin. “Ótima composição do Felipe Machado com pitadas de hard e metal, uma música com a assinatura do VIPER”, diz Leandro Caçoilo.

“Freedom of Speech” tem bastante melodia e um refrão muito bonito. Soa moderna, mas ao mesmo tempo possui a identidade do VIPER”, afirma Kiko Shred. A capa do single foi criada por Fernanda Victorello, que também havia feito a arte de “Under the Sun”. Artista visual, ela já expôs no Brasil, EUA e na Europa, em eventos como Monsters of Rock, Expo Music e ComicConCCXP.

O disco novo será o primeiro com a formação atual da banda, que conta com Leandro Caçoilo (vocais), Felipe Machado e Kiko Shred (guitarras), Pit Passarell (baixo e vocais) e Guilherme Martin (bateria). A banda atualmente está em turnê pelo Brasil – além do material novo, os shows também contam com o repertório de músicas clássicas da banda que incluem “Living for the Night”, “Rebel Maniac” e “To Live Again”, entre outras.

VIPER

Formado em 1985, o VIPER é um dos pioneiros do rock pesado no Brasil. Foi a primeira banda brasileira de heavy metal a fazer um grande sucesso no Japão. No início dos anos 1990, chegaram a liderar as paradas de sucesso à frente de grandes nomes mundiais como Nirvana e Van Halen. Com álbuns como “Soldiers of Sunrise”, “Theatre of Fate” e “Evolution”, o VIPER gravou e fez turnês pela Europa, EUA e América do Sul. Durante a turnê no Japão, gravou o álbum ao vivo “Maniacs in Japan – VIPER Live”. Lançou ainda “Coma Rage”, gravado em Los Angeles, e “All My Life”. Foram destaque em grandes festivais mundiais, como Rock in Rio e Monsters of Rock, além de terem dividido o palco em shows de abertura para bandas como Metallica, Kiss, Black Sabbath e Motorhead, entre outras.

Marketing e Promoção no Brasil:
ForMusic – info@formusic.com.br