OSCAR D'AMBROSIO

Oscar D’Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp.

WhatsApp Image 2022-03-10 at 17.16_edited.jpg
 

Metamorphosis Frida

O título da caminhada visual da artista pelo rosto de Frida Kahlo constitui uma alegoria da vida de uma criadora visual que se tornou um mito. A presença das flores no cabelo, um dos adornos mais marcantes, ganha, pelo uso do preto e da transparência, a dimensão de uma espécie de véu. A exuberância da vida e o macabro da morte se mesclam, algo que se relaciona, na essência, com as tradições mexicanas, que consideram o Dia dos Mortos como uma importante tradição. A borboleta logo abaixo do pescoço reforça o conceito de ressurreição. Assim como o inseto vive dentro de um casulo, na forma de larva, para libertar a sua beleza em uma breve e marcante existência, Frida passou, em sua jornada, por dores e transformações marcantes, das quais se libertou para ganhar a eternidade.

Oscar D’Ambrosio

Esta obra integra a exposição “Imperfeita 1.2”, que fica em cartaz até o dia 10 de abril de 2022 na galeria do Coletivo 284 (@coletivo284), em Lisboa. Curadoria de Adriana Scartaris (@adrianascartaris.arte ) e Clara Afonso (@claraafonso.art).