ROADIE CREW

VIPER está de volta com single “Under the Sun”, primeira canção inédita em 15 anos.

Faixa faz parte de ‘Timeless’, novo álbum da banda que sai neste ano

Capa de "Under the Sun" do VIPER.

Crédito: Divulgação/Fernanda Victorello

Por Erica Y Roumie

Screen Shot 2022-05-12 at 15.16.10.png
 
foto_clipe.png
 
Screen Shot 2022-05-30 at 11.05.01.png
 

O VIPER, uma das bandas mais importantes da história do metal brasileiro, está de volta com um single novo! O grupo lançou hoje, 28, a faixa “Under the Sun”, que fará parte de Timeless, o primeiro álbum inédito da banda em 15 anos.

Composta por Pit Passarell e Guilherme Martin, a música é um power metal que remete ao estilo da fase Theatre of Fate, álbum clássico lançado pela banda em 1989. “Under the Sun” é a primeira amostra do sétimo álbum de estúdio da banda, e o primeiro desde “All My Life”, de 2007.

O projeto tem a produção de Maurício Cersosimo (Paul McCartney, Avril Lavigne), que já tinha trabalhado com o VIPER no álbum ao vivo To Live Again: Live in São Paulo. A faixa ainda ganhará um clipe dirigido por Caio Cobra, diretor de “Intervenção” e “Virando a Mesa” (Netflix).

Apesar deste ser o primeiro álbum em 15 anos, a banda não esteve inativa durante esse tempo. Em 2015, lançaram o álbum e DVD ao vivo To Live Again: Live In São Paulo. O disco registrou a turnê em que Andre Matos, que começou sua carreira lendária como vocalista do VIPER, voltou para a banda. Após sua morte trágica em 2019, a banda também lançou a faixa póstuma “The Spreading Soul Forever” em sua homenagem.

O disco também é o primeiro com a formação atual da banda, que conta com Leandro Caçoilo (vocais), Felipe Machado e Kiko Shred (guitarras), Pit Passarell (baixo e vocais) e Guilherme Martin (bateria). A banda atualmente está em turnê pelo Brasil – além do material novo, os shows também contam com o repertório de músicas clássicas da banda que incluem “Living for the Night”, “Rebel Maniac” e “To Live Again”, entre outras.

“Minha inspiração foi o próprio VIPER na fase mais melódica da banda, algo entre o ‘Soldiers of Sunrise’ e ‘Theatre of Fate’. Acho que essa canção tem tudo para se tornar clássica porque tem um refrão muito forte. Nas primeiras vezes que a tocamos ao vivo, o público começa a cantá-la conosco quase imediatamente. A letra tem essa pegada de road movie, são várias histórias que completam uma história maior”, afirma o baixista Pit Passarell.

O baterista Guilherme Martin completou: “O que mais impressiona em ‘Under the Sun’ é a espontaneidade com que ela foi composta. Foi um trabalho em grupo, onde toda banda contribuiu para o resultado. A música remete aos grandes sucessos do VIPER, com elementos de música clássica e a energia dos primeiros álbuns da banda, que foram marcos no heavy metal mundial. A letra é inspirada em On the Road, clássico de Jack Kerouac. Acredito que ‘Under the Sun’ está à altura da expectativa de nossos fãs, que aguardaram anos por um lançamento inédito do VIPER.”

“Orgulho é a palavra que descreve este momento com o VIPER, pois trabalhamos com muito afinco nesse disco. ‘Under the Sun’ reflete essa formação da banda, que vem literalmente com sangue nos olhos. O produtor Mauricio Cersosimo fez um trabalho lindo”, afirma o vocalista Leandro Caçoilo.

O guitarrista Kiko Shred comentou: “Uma música forte, uma composição digna dos clássicos do heavy metal. Os arranjos impressionam e a produção está perfeita.”

“Faz tempo que os fãs do VIPER nos cobram um disco novo. Sentimos que chegou a hora de retribuir o amor e respeito que essas pessoas têm pela banda há tantos anos. ‘Under the Sun’ não é apenas o primeiro passo nessa direção, mas uma homenagem a todo o nosso público no Brasil e no mundo, e uma amostra de quem é o VIPER para a nova geração”, finaliza o guitarrista Felipe Machado.

VIPER

Formado em 1985, o VIPER é um dos pioneiros do rock pesado no Brasil. Foi a primeira banda brasileira de heavy metal a fazer um grande sucesso no Japão. No início dos anos 1990, chegaram a liderar as paradas de sucesso à frente de grandes nomes mundiais como Nirvana e Van Halen.

Com álbuns como Soldiers of Sunrise, Theatre of Fate e Evolution, o VIPER gravou e fez turnês pela Europa, EUA e América do Sul. Durante a turnê no Japão, gravou o álbum ao vivo Maniacs in Japan – VIPER Live. Lançou ainda Coma Rage, gravado em Los Angeles, e All My Life. Foram destaque em grandes festivais mundiais, como Rock in Rio e Monsters of Rock, além de terem dividido o palco em shows de abertura para bandas como Metallica, Kiss, Black Sabbath e Motorhead, entre outras.