site_testeira.jpg

PROJETO ELÁS.BRUXAS

por Luis Felipe Coimbra Costa, Fernanda Victorello & Rodrigo Romera



Arte + Ciência + História

As obras permitem visualização em três dimensões (exceto as obras retratado Frida Kahlo que utilizam Realidade Aumentada via QRcode como recurso), coloque os óculos e boa apreciação :D

ELÁs procura demonstrar, através das linguagens artísticas e sociais, os protagonismos exercidos por importantes figuras femininas a partir e através de suas historicidades e de acordo com seus feitos e atitudes em vida. Dessa maneira e sempre buscando o diálogo com as ciências exatas e sociais, ELÁs elegeu mulheres que contribuíram com suas relevâncias nas áreas científica, artística e política. 

>>>equipa<<<

 
 

.SOBRE ELAS.

 

CELESTE CAEIRO

Revolução dos Cravos - 1974 - PORTUGAL

Figura simbílica do período revolucionário, sua memória está gravada nas mentes e nos corações portugueses devido sua ação poética de levar cravos às armas dos soldados simbolizando a paz e o fim do fascismo em Portugal, um ato pacífico que se sobrepôs ao conflito.

​Celeste Martins Caeiro (Socorro, Lisboa2 de Maio de 1933)[1] foi a mulher que, no dia 25 de Abril de 1974, distribuiu cravos aos militares que levavam a cargo um golpe de estado para derrubar o regime liderado por Marcelo Caetano. Por este motivo, a revolução ficado conhecida pela Revolução dos Cravos.[2]

Descrição de técnicas:

Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro), Adobe Photoshop e Adobe Illustrator

celeste_caeiro.jpg
 
 

EMILIA NADAL

Artista plástica multimídia - PORTUGAL

Emília Nadal Baptista da Silva é uma artista plástica multimedia portuguesa que dedica-se à pintura, desenho, gravura, video-performance e objectualismo. Ela é vencedora dos Prémios Anunciação e Prêmio Lupi de Pintura pela Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa, e do XVIº Prémio de Desenho Joan Miró. Wikipédia

Descrição de técnicas:

  1. Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro), Adobe Photoshop e Adobe Illustrato

emilianadal.png
 
 

ADA LOVELACE

Tecnologia - REINO UNIDO

Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace, atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.

Nascimento: 10 de dezembro de 1815, Londres, Reino Unido

Falecimento: 27 de novembro de 1852, Marylebone, Londres, Reino Unido

Descrição de técnicas:

  1. Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro) e  Adobe Photoshop 

  2. Técnica Mista – Grafite e Adobe Photoshop

ada_algor.jpg
 
 

MARIE CURIE

Ciência - FRANÇA

Marie Skłodowska-Curie, nascida Maria Salomea Skłodowska, foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.

Descrição de técnicas:

  1. Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro), Adobe Photoshop e Adobe Illustrator

Screen Shot 2022-03-21 at 19.50.32.png
 
 

MULHERES NA NASA

Katherine Johnson, Dorothy Vaughn, Mary Jackson - EUA

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Descrição de técnicas:

  1. Técnica Mista – Grafite e Adobe Photoshop

Screen Shot 2022-04-01 at 17.50.40.png
 
 

CARMEN AMAYA

Canto e Dança Flamenco - ESPANHA

Carmen Amaya foi uma dançarina e cantora de flamenco. Nasceu no desaparecido bairro de Somorrostro em Barcelona, de família cigana e filha de guitarrista flamenco. Estreou no flamenco com apenas seis anos, acompanhando seu pai em recintos públicos de Barcelona. Wikipédia

Descrição de técnicas:

  1. Ilustração Digital – ProCreate (Ipad Pro), Adobe Photoshop e Adobe Illustrator

carmenamaya.png
 
 

FRIDA KAHLO

"A filha da Revolução" - Arte - MÉXICO

Frida foi uma grande artista mexicana, esposa de um outro grande artista do mesmo país: Diego Rivera. Frida inovou com sua arte intimista, sendo classificada pelos europeus como “surrealista”, ao que negou com veemência, acreditando que tratava-se de uma tentativa de cooptação de si pelos dogmas artísticos europeus. No campo social a artista sempre enfrentou atribuições tidas como “naturais” ao papel social que é dado à mulher.

Obras: Concessão de reprodução RA para exibição - 284Gallery

Screen Shot 2022-04-01 at 09.14.23.png
 
 
 

LUIS FELIPE COIMBRA E COSTA

Pesquisador Doutorando Coope/UFRJ - Laboratório do Futuro - Laboratório Ludes


Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, coordenador da linha de pesquisa Governo do Laboratório do Futuro, membro do Laboratório Ludes e pesquisador visitante do Laboratório de Jogos e do departamento de matemática, do Instituto Superior Técnico – IST, Lisboa, Portugal. Atualmente, trabalha com pesquisas em sala de aula invertida, autorregulação da aprendizagem, gamificação, jogos, assuntos relacionados com o aprendizado em STEM e igualdade de gênero. Ao longo de sua carreira tem ajudado e colaborado com diferentes projetos e iniciativas relacionadas com o Software Livre, foi Coordenador de Inovações Tecnológicas e Diretor de Governança e Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Governo Brasileiro.

linkedin>>>

Screen Shot 2022-04-01 at 09.27_edited.jpg
 

FERNANDA VICTORELLO

Artista visual, expôs no Brasil, EUA e na Europa, em eventos como Monsters of Rock, Expo Music e ComicConCCXP, participou e recebeu prêmios em salões de arte nacionais e internacionais. Atua como designer gráfico e ilustradora nos mercados de comunicação, moda e música. Graduada em Desenho Industrial pelo Centro Universitário Belas Artes, concluiu a Especialização Design UI/UX - California Institute of the Arts. Graduou-se na Academia Brasileira de Arte em Desenho Artístico, Ilustração Publicitária e Design Gráfico. Em 2002 iniciou sua carreira em agências de comunicação; posteriormente ingressou no mercado de moda desenvolvendo estampas e material gráfico para diversas marcas como Alexandre Herchcovitch, Cavalera, MCD e Hering entre outras. No mercado musical desenvolveu projetos para bandas como Sepultura, Paul Pesco (Madonna e C&C Music Factory), Claustrofobia, Viper e como finalista premiada no concurso promovido pela Mainstream Concerts para a banda Megadeth entre outros projetos. No âmbito Acadêmico, realiza palestras e oficinas a convite de escolas e Universidades (Academia do Design - Brasil, Univille - Brasil e Mohawk College - Canada)

instagram>>

Screen Shot 2022-04-01 at 09.49.02.png
 

RODRIGO ROMERA

Artista plástico e historiador, tendo concluído também a faculdade de turismo, é docente nas áreas de artes, filosofia, sociologia e história, tendo cursado mestrado pela UNIFESP. É músico desde a adolescência, quando as artes visuais entraram em sua vida, tendo cursado ensino técnico em Publicidade e Artes Plásticas na ABRA. Atualmente atua na produção e curadoria do Coletivo 284 em Lisboa, onde participa simultaneamente como artista da exposição “Imperfeita”, uma homenagem à mulher e à Frida Kahlo. Teve suas obras expostas no salão de Alphaville, no Mercure Hotel de Pinheiros, na Expo Arte SP, na Casa Expo, 1ª Coletiva do Clube de Artistas, Affresco Galeria, Festival Mostra tua Arte, entre outros.

instagram>>

Screen Shot 2022-04-01 at 09.49.54.png